Logo
Mariana Renisz

em 14 de Dezembro de 2023

VOCÊ SABE LANÇAR UMA CAMPANHA DO ZERO?


VOCÊ SABE LANÇAR UMA CAMPANHA DO ZERO? 

Para lançar uma campanha promocional são necessários vários critérios, como, por exemplo, regulamento, definição do prêmio, a mecânica da campanha, entre outros pilares essenciais para que a promoção funcione, você sabia?  

Nesta matéria vamos apresentar quais são esses pilares e como cada um deles funciona para que a ação promocional seja lançada de forma efetiva. Confira! 

Iniciando pela definição do prêmio, é evidente que este deve ser atrativo, de modo a despertar o interesse do consumidor em participar da sua ação promocional. Mas o que caracteriza um prêmio como sendo atrativo? Nada mais é do que um benefício que seja proporcional a mecânica da campanha, por exemplo: 

A partir deste exemplo, fica mais claro o que seria um prêmio atraente que chame a atenção do público e seja proporcional à regra de participação na campanha. No entanto, para que ele seja de fato interessante para o consumidor, é necessário que seja visível e palpável para o público. Como diz o ditado, ‘Aquilo que os olhos não veem, o coração não sente’. Assim, o cliente não sentirá a necessidade de participar da sua promoção se não puder ver o prêmio diante de seus olhos. Por exemplo, uma campanha com um carro exposto em um shopping chama muita atenção, como proposta na imagem a seguir: 

Agora, como exemplo, temos uma campanha em que o sorteio é de um apartamento, que é um prêmio chamativo e atraente. No entanto, o que será demostrado presencialmente para os participantes será uma chave, o que não é tão atraente para o consumidor, conforme demostrado no exemplo a seguir: 

Dessa forma, a decisão do prêmio depende muito do público-alvo definido, dos objetivos que sua empresa quer atingir com a ação promocional e da maneira como sua campanha será divulgada. 

Avançando para a mecânica de uma ação promocional, ela se refere às maneiras pelas quais os consumidores participam da campanha e às formas como sua empresa recebe os dados da promoção. Os elementos que compõem a mecânica de uma promoção incluem os formatos de contemplação, que representam a maneira como seu cliente retira o brinde/benefício, as tecnologias, que são canais pelos quais o seu cliente participa da ação promocional, e as formas de aquisição de dados, onde sua empresa coleta todas as informações de compra do cliente e transforma em dados para obter os melhores insights. Para a definição de todas essas soluções, é necessário escolher aquelas que melhor se encaixa nos objetivos da campanha que sua empresa pretende promover. 

Em uma promoção, a parte jurídica também assume extrema importância, sendo representada pela regulamentação. Este documento deve conter todas as informações relacionadas à campanha, sendo um registro oficial que dita a forma como a ação promocional deve operar ao longo do período pré-estabelecido da promoção. No regulamento encontra-se a data de participação e período da campanha, a quantidade e quais serão os prêmios oferecidos aos participantes, além de incluir detalhes sobre a mecânica da campanha. Também são especificadas informações da empresa promotora, as regras de participação, requisitos de segurança dos dados, entre outros aspectos essenciais para garantir que sua ação promocional ocorra conforme o planejado.  

Para concluir o pré-lançamento da sua ação promocional, é fundamental pensar nos aspectos criativos e na divulgação desta campanha. Afinal, a comunicação é um dos pilares mais essenciais para que sua promoção tenha o maior número possível de participantes. Com uma boa estratégia de divulgação, as chances de propagação da sua campanha aumentam consideravelmente, o que pode resultar em um retorno significativo sobre o investimento. 

Com todos esses pilares bem definidos, sua campanha pode estar no ar rapidamente e pronta para ser um sucesso, trazendo diversos benefícios estratégicos para sua empresa e satisfação para seus clientes. 

Nossas soluções podem auxiliá-lo na realização de uma campanha que tenha todos esses critérios estabelecidos. Entre em contato com nossos especialistas e planeje sua campanha sem dificuldades!