Logo
André Bett

em 20 de Novembro de 2023

CRM - uma das mais importantes ferramentas para o Pós-venda


Fidelizar o cliente no pós-venda

Uma empresa sem clientes não existe, certo? Então, como garantir que eles continuem comprando com você? As estratégias de marketing, normalmente, são focadas na captação de novos clientes para o negócio. Entretanto, trabalhar com o pós-venda pode ser muito mais rentável para você.

Mas, afinal, o que é o pós-venda? É um conjunto de estratégias após a venda de um serviço/produto que ajudam a criar um relacionamento com o cliente e fidelizá-lo. Para que isso aconteça existem várias ações que podem ser realizadas, como ofertas personalizadas para esse público e manutenção desses clientes.

Esse tipo de ação é vital para que criem um relacionamento com a sua marca e retornem para comprar com você. Dessa forma, é possível manter os clientes engajados, contribuindo para a melhora da imagem da empresa e, também, na captação de novos clientes.


Como fazer o pós-venda?

As ações no pós-venda precisam ser adaptadas conforme a empresa e, também, o perfil de cada cliente. No geral, para que você saiba exatamente como e com quem aplicar essas ações, é importante ter informações sobre os clientes em uma base, como por exemplo:

Qual a rotina de compras do meu cliente? Quando tenho meu maior fluxo de venda? Quais os meus serviços mais procurados e em que época do ano?

Além disso, é importante conhecer o seu público, ou seja, traçar o perfil do consumidor, pensando no que ele mais se interessa, qual sua idade e o que gosta de fazer. Assim, é possível elaborar uma persona que ajudará a criar estratégias para potencializar as vendas.

Como forma de controlar essas informações e automatizar o contato com o cliente, o CRM (Customer Relationship Manager) ajuda a construir o histórico de cada cliente e, também, o envio de mensagens e e-mails personalizados. Com esses dados é possível realizar um bom trabalho pós-venda.


1 – Indicadores e base de informações

Essa ferramenta pode ajudar a investir em melhores soluções, desenvolvendo os produtos da melhor forma e ajudar a adequar o seu atendimento no pós-venda.

O CRM ajuda a registrar todo o relacionamento dos clientes, através de um histórico que registra informações como: o que esse cliente comprou, quando e como foi sua experiência. Isso poderá te ajudar na tomada de decisões e ampliar o relacionamento com o cliente, aproveitando a venda para novos e antigos contatos. 

A ferramenta pode ajudar a indicar, por exemplo, quais os clientes que mais se encaixam com um lançamento de um determinado produto. Além disso, ela possibilita melhor a comunicação com o seu cliente, mostrando que a empresa tem todos os serviços/produtos que ele precisa.


2- Suporte ao cliente

Conhecendo o perfil e histórico do seu cliente, é possível personalizar o atendimento, garantindo uma boa experiência e satisfação. Assim, você consegue garantir que esse contato seja feito na hora certa e de forma diferenciada, sendo capaz de reverter possíveis problemas.


3 – Socialização das informações

É importante destacar que o CRM, não reúne só informações, mas permite com que elas sejam compartilhadas com os vendedores, gestores e com a própria equipe de marketing. Com informações como: o cliente gostou do produto/serviço? ou, o que achou do atendimento?, as equipes são capazes de trabalhar em conjunto novas estratégias para um bom atendimento junto ao marketing.

Essa ferramenta se torna indispensável pois facilita a organização de todos os dados, já que saber como o seu cliente se comporta é a chave para um pós-venda de sucesso, deixando-os satisfeitos e aumentando as chances de expandir seus contatos.

E aí, gostou do post? Sentiu que precisa implementar uma solução dessa no seu pós-venda? Deixe um comentário ou acesse nosso site se tiver dúvidas ou se quiser mais informações sobre o CRM!