Logo
André Bett

em 04 de Abril de 2023

SMS Marketing - O guia definitivo para o seu Shopping


O SMS Marketing é uma forma de captar a atenção dos seus clientes e prospects de forma simples e a um baixo custo. Entenda as melhores práticas em torno desta estratégia e conquiste mais visibilidade e vendas para o seu Shopping.

O SMS (Short Message Service) é uma estratégia extremamente eficaz de marketing, ela consiste basicamente no envio de mensagens para o celular de seus clientes. A grande vantagem dessa estratégia está relacionada ao alto uso de smartphones do público em geral, você sabia que um celular é conferido em média 150 vezes ao dia?

Assim, o SMS Marketing acaba sendo muito vantajoso, afinal, suas taxas de abertura são altíssimas, chegando a 98%!

Essa plataforma pode ser utilizada de diversas formas dentro de um Shopping, seja na hora de divulgar um evento, uma promoção, dar um desconto ou mesmo felicitar por um aniversário. Em suma, é uma estratégia versátil que pode ser utilizada nos mais variados segmentos.

Veja alguns exemplos:

  • Eventos:
    inserir imagem

  • Descontos:
    inserir imagem

  • Campanhas de conscientização:
    inserir imagem

Melhores práticas em SMS Marketing

Campanhas de SMS Marketing são versáteis e ainda são um recurso muito mais barato que o envio de malas diretas. Como toda ação de marketing, é preciso seguir boas práticas para que sua ação seja bem recebida e não vista como abusiva.

A seguir listamos 7 dicas, para que você faça um SMS Marketing direto e profissional:

  • Horário comercial:

Restrinja-se aos horários comerciais (8h até às 18h). Pense que ter noção do melhor momento de seu consumidor é essencial para estabelecer, de cara, um bom relacionamento. Caso ele se sinta incomodado criará resistência quanto ao seu shopping.

  • Seja objetivo:

Normalmente as mensagens de SMS tem até 160 caracteres disponíveis. Aproveite este espaço para captar a atenção de seu cliente positivamente. Erros de ortografia não serão bem vistos e cuidado com abreviações que usamos no dia a dia como "vc", "tbm", "mto", "abs", por exemplo.


Avalie com antecedência seu público e o tom de sua comunicação. Se a campanha é destinada a um público mais jovem, geralmente utilizar as abreviações citadas acima não representarão um problema.

ATENÇÃO! Em SMS é aconselhável a remoção de acentuação e da troca da letra "Ç" por "C". Então, por exemplo, se sua frase for: "ATENÇÃO PARA A PROMOÇÃO PREMIADA DA LOJA PARAÍSO", o texto no SMS ficaria assim: "ATENCAO PARA A PROMOCAO PREMIADA DA LOJA PARAISO". Esse detalhe é muito importante, pois alguns aparelhos acabam recebendo a mensagem toda desconfigurada, quando o cedilha é utilizado, já a acentuação, acaba impactando na contagem de seus caracteres, mais do que deveria.

A retirada da acentuação e do cedilha são práticas comuns dentro do universo do SMS, não se preocupe em ser mal interpretado por isso.

  • Segmentar:

Conhecer seu público é fundamental para que você o agrade na hora de fazer suas ações promocionais. Ao realizar a segmentação dentro de seu público, você ainda aumenta suas chances de acertar o alvo em cheio. Um exemplo simples, se você realizará uma campanha de Dia das Mulheres, não faz sentido disparar essa campanha de SMS Marketing para toda sua base:

(inserir imagem)

Existem infinitas formas de segmentar sua base de contatos. Seja por sexo, faixa etária, ticket médio, com ou sem filhos, escolaridade, gastos, estilos, hábitos de compra e etc. Aproveite as informações que você tem ao seu favor para criar uma segmentação e disparar mensagens personalizadas. 

Abuse da sua criatividade na hora de vender!

  • Periodicidade:

Fique atento aos períodos de envio, tenha um motivo válido para enviar seu SMS. Cuidado sempre para não se tornar um SPAMMER, o truque é sempre ter um planejamento simples dentro da manga. 

Pense em quais serão as datas e horários de envio, e os temas de sua comunicação. Uma dica é aproveitar datas especiais que tenham a ver com seu negócio. Use a criatividade em datas comemorativas!

(inserir imagem)

  • Personalização:

Dos 160 caracteres destinados para seu SMS, geralmente os programas de disparo reservam 20 para a personalização. A personalização, nada mais é, do que a inserção do nome do destinatário da mensagem. 

Receber uma mensagem personalizada atrai uma maior empatia e fideliza cada vez mais seus clientes!

(inserir imagem)

  • Ação e reação:

Uma característica do SMS Marketing, é que possui muita dinâmica. A ação se caracteriza pelo seu curto prazo e assim, são facilmente esquecidos. O receptor da mensagem precisa interagir rapidamente com ela, respondendo a uma provocação. 

 Esta provocação pode ser o convite para a retirada de um brinde, o cadastro em uma promoção relâmpago, a ida até sua loja, dentre tantas outras possibilidades.

 Uma dica, é sempre adicionar um prazo de validade, para que o cliente realize a ação esperada. Você perceberá uma reatividade muito maior de mensagens.

(inserir imagem)

  • Opt Out:

Como mencionado no primeiro item, temos que tomar muito cuidado para que o SMS não seja um incômodo para quem o recebe. Uma política aconselhada para que você não seja encarado como um spam de SMS, é que suas mensagens tenham a opção de Opt Out, isto nada mais é do que a opção no corpo da mensagem para não receber mais aqueles SMSs. 

A política do Opt Out geralmente é mais dotada quando você envia SMSs com muita frequência.

(inserir imagem)

De qualquer forma, fique bem atento caso alguém responda pedindo para interromper o envio de mensagens de texto, faça-o rapidamente, descadastre essa pessoa de sua base de SMS. 

Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog e qualquer dúvida entre em contato com a gente pelas plataformas digitais!

Telefone: (44) 3218-6300
e-mail: contato@crmall.com